UMA CRIAÇÃO DA COMPANHIA DE COPAS

- SOBRE "A MENINA DO LENÇO ROSA" -

"A Menina do Lenço Rosa" é uma contação de história que aborda temas universais como a tolerância, o respeito e as diferenças, além de temas contemporâneos como a imigração de pessoas que vivem em locais de extremo risco e sua socialização em lugares completamente diferentes de suas origens.

Com história, texto e músicas originais e exclusivamente criados, a contação surgiu a partir de uma intensa pesquisa acerca de acontecimentos atuais. A imigração de refugiados é, cada vez mais, uma realidade em diversos pontos do globo, e carrega consigo a discussão sobre qual é a real diferença entre os seres humanos e até onde isso é um obstáculo para as suas relações.

Para contar a história de Jonina (refugiada de guerra) e Rafael (nativo do país que a recebe), ora os atores utilizam bonecos, ora adereços. Há uma mistura de linguagens que transita desde manipulação de bonecos até o teatro de máscaras, como numa imensa brincadeira. Para que os pequenos entrem na história e se envolvam, tudo é feito de forma simples, mas não simplificada, onde a imaginação e o faz de contas ganham tamanha força que é possível ir em segundos de um país a outro, é possível se imaginar num naufrágio de lágrimas e se divertir com isso. A interação com o público também é parte integrante deste trabalho, tornando-o cúmplice dos sentimentos e dúvidas dos personagens. E tudo isso sem perder a essência das mais clássicas contações: a narração, pura e simples.

- SINOPSE -

Jonina é uma menina diferente, mais diferente que a mais esquisita criança que um dia já frequentou aquela escola. Ela canta músicas que ninguém nunca ouviu, come comidas que não se sabe nem o nome, tem um jeitão diferente de fazer as coisas e o mais estranho: usa um lenço na cabeça e nunca mostra seus cabelos! Diante de tudo isso, ninguém sabe como lidar com ela; então, como a melhor defesa é o ataque, todas as crianças discriminam a pobre menina, inclusive Rafael. Mas será que as coisas deveriam ser assim? Graças à sabedoria de sua avó, Rafael começa a ver as coisas de outra forma e a entender que ser diferente não é tão ruim assim.

- GALERIA -

- FICHA TÉCNICA -

IDEALIZAÇÃO, CRIAÇÃO E REALIZAÇÃO: Companhia de Copas

ELENCO: Luciana Castellano e Victor Merseguel

ILUSTRAÇÃO: Gabriela Mello